Por que mesmo com as duas doses da vacina devo continuar usando máscara?
Com otimismo, temos assistido a aceleração no ritmo da vacinação contra COVID-19 em muitas cidades do Brasil e do mundo. Contudo, ainda que esse ritmo nos traga esperanças sobre os próximos passos na luta contra a pandemia, ainda precisamos observar algumas medidas importantes de proteção.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos continuam sendo fundamentais para o controle do espalhamento do vírus e consequente contágio da população mundial.
Importantes para todas as pessoas, essas medidas são ainda mais relevantes para pessoas que fazem tratamentos como quimioterapia ou para controle de doenças autoimunes e reumáticas.
Essa lista, contudo, também abrange – sem se restringir a – pacientes com leucemia, pessoas transplantadas ou que fazem hemodiálise.
Utilizados no tratamento destas doenças, alguns medicamentos podem fazer com que o fator de imunização das vacinas contra a COVID-19 seja reduzido. Muitas pessoas inclusive relatam efeitos colaterais mais leves em relação às pessoas que não fazem uso dessa classe de medicamentos.
Assim, as medidas de proteção em vigor desde o começo da pandemia seguem muito importantes, e especialistas em diversas áreas médicas endossam as recomendações.
✅Os novos dados sobre eventuais aplicações de terceiras doses e doses de reforço já começaram a ser anunciados e implementados em certos grupos. Essa decisão evidencia o fato de que, mesmo com a imunização, cuidados ainda são necessários.
✅As recomendações, portanto, continuam as mesmas: não interrompam o tratamento, tomem as duas doses de vacina e mantenham as orientações de distanciamento, uso de máscara e higiene das mãos.
Quer saber mais sobre COVID-19? Acesse nossas redes sociais!
FONTE: CDC