Vacinas contra Covid-19 e doenças autoimunes

vacinas contra covid-19 e doenças autoimunes

As doenças autoimunes, como o lúpus e a artrite reumatóide, fazem com que o organismo produza anticorpos contra si mesmo. Assim, a ideia de uma vacina – cujo objetivo primário é levar o corpo a produzir anticorpos – pode parecer algo controverso para aquelas pessoas que convivem com esse tipo de condição. Porém, pessoas portadoras de doenças autoimunes e que fazem uso de medicamentos imunossupressores não precisam se preocupar com este tipo de reação a partir das vacinas contra a COVID-19, pois elas não possuem componentes vivos atenuados em sua formulação. 

Vale ressaltar que as vacinas contra a COVID-19 são os instrumentos mais eficazes no combate à pandemia. Contudo, quando se trata de pessoas imunossuprimidas, o acompanhamento médico é fundamental para avaliar o grau de atividade da doença e se o momento para a vacinação de indivíduos é o correto.

Antes de se vacinar, converse com o seu médico e tire todas as suas dúvidas. Abaixo listamos algumas dicas para te orientar:

1 – Tenho uma doença autoimune. Posso receber a vacina contra a COVID-19?
SIM. A vacina contra a COVID-19 não tem componentes vivos atenuados em sua composição, então ela não tem potencial de causar respostas indesejadas em pessoas imunossuprimidas. Porém, é importante conversar com médicos responsáveis pelo seu caso e avaliar quando é o melhor momento para a aplicação.

2 – Convivo com uma doença autoimune. Faço parte do grupo prioritário?
SIM. O último informe técnico do Ministério da Saúde incluiu pessoas com doenças reumáticas imunomediadas no grupo de risco. Porém, a dica é a mesma: vale conversar com médicos responsáveis para avaliar o momento mais adequado para a vacinação.

3 – Tenho uma doença reumática que não é imunomediada. Estou no grupo de risco?
NÃO. Como seu caso não está associado a maiores complicações no caso de contaminação por COVID 19, sua imunização seguirá conforme calendário oficial.

4 – Tenho doença autoimune ainda não controlada. Posso tomar a vacina?
O melhor momento para a imunização no seu caso é quando a doença estiver sob controle ou em remissão. Mas o mais adequado é seguir as orientações de seu médico.

5 – Estou em uso de medicação imunossupressora ou medicamento biológico. Posso receber a vacina?
As vacinas contra a COVID 19 não contém componentes vivos, então são potencialmente seguras. Porém alguns tipos de medicamentos podem comprometer a eficácia da vacina. Continue fazendo uso de seus medicamentos e compartilhe a decisão de tomar a vacina com seu reumatologista que  irá te indicar o melhor momento para tanto.

6 – Alguma das vacinas disponíveis é mais adequada para pessoas com doenças autoimunes?
Especificamente, não. Ambas as vacinas aprovadas para o uso no Brasil podem ser aplicadas em pessoas com doenças imunomediadas. Vale ressaltar apenas que se utilize a mesma vacina em ambas as aplicações.

7 – Recebi a vacina. Posso abrir mão do uso de máscaras e das outras medidas de proteção?
NÃO. Até que tenhamos vacinado um número tal de pessoas que possibilite a contenção da pandemia, todas as medidas de proteção, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social devem ser mantidas.

8 – Recebi a vacina contra COVID 19. Posso receber também outras vacinas?
O Ministério da Saúde recomenda que outras vacinações aconteçam pelo menos 14 dias após a aplicação da segunda dose da vacina contra o Coronavírus.

Para continuar lendo mais matérias sobre infusões ou doenças autoimunes, acesse o nosso blog.

Fonte: Informe de 26/01/21 da Sociedade Brasileira de Reumatologia.