VACINA COVID-19
  • 1 de setembro de 2021
  • creta
  • Comment: 0
  • Blog

Pessoas que já receberam as duas doses do imunizante contra COVID-19 vão, a partir de Setembro, receber uma dose de reforço.

Já na segunda quinzena deste mês, pessoas com mais de 70 anos que receberam as duas doses da vacina há 6 meses e pessoas imunossuprimidas que receberam a segunda dose da vacina há pelo menos 28 dias fazem parte do grupo prioritário a receber a dose de reforço.

O surgimento de novas variantes e a resistência que algumas pessoas apresentam em receber suas doses de vacina e manter protocolos de distanciamento social são uns dos motivos pelos quais a terceira dose se faz necessária.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o imunizante fabricado pela Pfizer deve ser priorizado. Em caso de indisponibilidade, imunizantes Janssen ou AstraZeneca são os recomendados. Até o momento, a recomendação é de que pessoas que tenham sido imunizadas com Coronavac recebam a dose de reforço seguindo o plano principal do Ministério.

Também por recomendação, a terceira dose do imunizante a ser aplicada em pessoas imunossuprimidas deve acontecer em pacientes cuja doença esteja controlada ou em remissão. Além disso, deve-se levar também em consideração o grau de imunossupressão. A decisão contudo, deve acontecer em conjunto com a equipe médica responsável por cada caso.

De forma geral, a recomendação dos órgãos de saúde é de que as pessoas que convivem com doenças autoimunes recebam a dose de reforço do imunizante conforme calendário estipulado de acordo com a sua cidade. Informe-se desde já como está o calendário para a dose de reforço em sua região.

Quer saber mais sobre COVID-19? Acesse nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × um =