Estudos afirmam que pode levar de 2 a 4 anos após o início do tratamento com ANTI-TNF para que exames de imagem confirmem melhora de espondiloartrite

tratamento com ANTI-TNF

A espondilite anquilosante é uma doença sistêmica, caracterizada pela inflamação do esqueleto axial. Mais comum em homens, a doença tem como sintoma frequente a dor lombar inflamatória.

De causa desconhecida, a espondilite anquilosante é uma doença autoimune que afeta os tecidos conjuntivos, sobretudo da região lombar, causando a inflamação e o enrijecimento das articulações, com consequente inflexibilidade.

A doença, contudo, pode afetar outras articulações e partes do corpo. Joelhos, quadril e ombros podem ser afetados. Além disso, outros quadros podem surgir em decorrência da forma mais agressiva da doença, com a uveíte, a fibrose pulmonar e mesmo problemas cardíacos.

Por ser uma doença autoimune, ainda não existe cura para a espondilite anquilosante. Por isso, o diagnóstico precoce e início do tratamento de maneira ágil são de grande importância para assegurar a qualidade de vida dos pacientes.

O tratamento frequentemente utilizado no controle da progressão da doença envolve a utilização de medicamentos antagonistas do fator de necrose tumoral. Este medicamento tem por finalidade estacionar o processo de inflamação responsável pelo enrijecimento das articulações.

Ainda que eficaz, pesquisas relacionadas ao uso do medicamento indicam que seus resultados podem ser observados em raio X apenas após um período de 2 a 4 anos do início do tratamento.

Para os pesquisadores envolvidos nas descobertas, esse efeito pode ter relação com o processo de médio e longo prazo de reparo do tecido ósseo, que acontece após o fim do processo inflamatório e precede a formação de novo tecido ósseo.

Contudo, devido ao efeito do tratamento acontecer em médio e longo prazo, seus resultados só podem ser observados, em casos de sucesso do tratamento, em janelas de 2 anos entre os exames clínicos.

Enquanto isso, outros medicamentos podem ser utilizados para proporcionar alívio da dor e retorno da qualidade de vida. O Synvisc One tem apresentados excelentes resultados no alívio de dores no joelho.

Agindo como substituto dos líquidos presentes no joelho que auxiliam na mobilidade, o medicamento é aplicado via infusão diretamente na articulação. Por meio de um processo rápido, o médico especialista remove o líquido natural excedente e preenche a articulação com o Synvisc One.

Normalmente, pacientes que fazem uso desse medicamento sentem os benefícios já nos primeiros dias, mas o pico de eficácia costuma acontecer a partir do primeiro mês. O efeito desse medicamento costuma durar cerca de um ano.

Na Creta, realizamos a aplicação do Synvisc One e outros medicamentos com o fim de proporcionar conforto e bem estar a nossos pacientes. Converse conosco, iremos analisar seu caso e oferecer os tratamentos mais adequados.

Quer saber mais sobre ANTI-TFN e Espondiloartrite? Acesse nossas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *