A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença autoimune inflamatória crônica, um tipo de artrite, que afeta os tecidos conjuntivos, especialmente as vértebras da coluna e nas articulações grandes, como as da região das nádegas, conhecidas como articulações sacro-ilíacas. Com o tempo, se não for tratada, pode causar a fusão de algumas vértebras, o que torna a coluna menos flexível e pode resultar em uma postura curvada para a frente. Continue lendo o texto para entender mais sobre a Espondilite Anquilosante e tratamentos!
Embora a doença não tenha uma causa específica conhecida, sabe-se que algumas pessoas que têm um gene chamado HLA-B27 podem apresentar um risco muito maior de desenvolver a espondilite anquilosante. Outros fatores de risco podem colaborar para o aparecimento da doença, como o sexo, uma vez que homens têm maior probabilidade de desenvolver do que as mulheres; além da idade, pois a doença costuma ocorrer no final da adolescência ou no início da idade adulta, e também a hereditariedade.
Os sintomas começam com uma dor e rigidez na parte inferior das costas e quadris, especialmente pela manhã e após períodos de inatividade. Com o tempo, os sintomas podem piorar, melhorar ou parar em intervalos irregulares, o que às vezes leva o paciente a achar que está apenas com uma simples dor nas costas.
É importante ressaltar que um reumatologista deve ser procurado diante de dores na lombar ou nos glúteos que surgem lentamente e pioram pela manhã ou fazem você acordar à noite, principalmente se essa dor melhorar com exercícios e piora com repouso.
O diagnóstico da doença deve ser feito por um reumatologista que avaliará o histórico do paciente, sintomas e exames físicos. Além disso, testes de imagem como raios X e ressonância magnética podem ser solicitados para verificar alterações nos ossos e tecidos moles.Testes de laboratórios também podem ser solicitados a fim de verificar inflamação, anemia, velocidade de sedimentação das hemácias (VHS) e proteína C Reativa (PCR).
Mesmo não tendo cura, o tratamento da Espondilite Anquilosante pode trazer muitos benefícios à saúde do paciente, principalmente se obtiver um diagnóstico precoce. O foco do tratamento é o alívio da dor e da rigidez, além da prevenção ou retardamento de complicações e deformidades da coluna vertebral.
Anti-inflamatórios podem ser prescritos e também a terapia biológica, como a que realizamos na Clínica Creta, com a infusão de medicamentos biológicos que agem no foco da doença. Atualmente são indicados para o tratamento de Espondilite Anquilosante medicamentos como Adalimumabe, Certolizumabe Pegol, Etanercepte, Golimumabe, Infliximabe e Secuquinumabe, todos dentro do rol de procedimentos da ANS.
Quer saber mais sobre terapia biológica? Acesse o nosso blog para conferir mais matérias e siga a Clínica Creta nas redes sociais