Para grande parte das pessoas, os benefícios de praticar atividades físicas são bem conhecidos.
Contudo, além de possibilidades atreladas a sensos estéticos, como perda de peso, a prática de exercícios físicos também contribui para a redução de dores, melhora da circulação sanguínea e ativa as funções antiinflamatórias do próprio organismo.
De acordo com artigos publicados no periódico médico Medscape, com base na análise de mais de 300 estudos envolvendo doenças crônicas, qualidade de vida e atividades físicas, exercícios podem ser tão eficazes quanto medicamentos na prevenção de diabetes e doenças cardíacas em pessoas que convivam com o risco de desenvolvê-las.
Os estudos também consideraram a contaminação e os efeitos de COVID-19 em pessoas com rotinas ativas de atividades físicas, apontando que pessoas com rotinas de exercícios tenham menores chances de desenvolver casos mais severos da doença.
A rotina ativa também ajuda a prevenir certos tipos de câncer. No estudo, os dados acerca de câncer de mama, cólon e próstata mostraram que a atividade física ajuda a reduzir entre 17% e 30% o risco de desenvolver a doença.
Ao nos exercitarmos, nosso corpo libera inúmeras células de defesa, que permeiam nosso organismo e atacam corpos invasores (como vírus) ou células defeituosas, que podem tornar-se cânceres.
Atividades físicas intensas também podem melhorar a atividade celular cerebral, retardando a evolução de doenças como Parkinson.
Especialistas recomendam que as atividades físicas não sejam vistas apenas como uma forma de queimar calorias, mas como parte da rotina. Quanto mais ativamos nossos músculos, mais liberamos células de defesa que ajudam a fazer a limpeza molecular de nosso organismo.
Por isso, assim como você segue um tratamento receitado pelo seu médico, que tal começar a semana incluindo doses diárias de exercícios na sua rotina?
Quer saber mais sobre atividades físicas ? Acesse nossas redes sociais!
FONTE: Medscape