Pacientes lúpicos
  • creta
  • Comment: 0

Pacientes lúpicos

Pessoas que convivem com lúpus eritematoso sistêmico (LES) têm maiores chances de desenvolver comorbidades em relação a pessoas da população geral.

É o que mostram os resultados de dois estudos distintos, feitos com base na população dos EUA.

As taxas elevadas das comorbidades incluem velhas conhecidas de equipes médicas, como doenças cardiovasculares e renais, mas também algumas menos frequentes, como doença crônica obstrutiva pulmonar e arritmias cardíacas.

O estudo avaliou 479 indivíduos diagnosticados com LES, de acordo com critérios estabelecidos pela Aliança Europeia de Associações de Reumatologia e pela Faculdade Americana de Reumatologia. Para avaliar os dados, o estudo também utilizou outros 479 indivíduos de mesma idade, sexo, raça e estado de residência.

No geral, pacientes com lúpus apresentaram 5,3 comorbidades, enquanto o público geral apresentou, em média, 2,9. Em geral, pacientes com lúpus apresentaram maior propensão a desenvolver doenças pulmonares do que o grupo de controle.

Além disso, os resultados mostraram que pacientes com lúpus cutâneo também têm maior chance de desenvolver o que os pesquisadores passaram a chamar de “multimorbidades”, quando 5 ou mais doenças são encontradas no mesmo indivíduo.

Nesses casos, as comorbidades mais observadas foram:
✅ fibromialgia
✅ doenças do fígado
✅ anemia
✅ hipertensão
✅ hipotireoidismo

Contudo, maiores pesquisas são necessárias para compreender se esses quadros são causados pelo lúpus cutâneo, pelo tratamento ou pelo conjunto de fatores.

Pesquisadores, apontaram para o fato de que os estudos foram conduzidos considerando um índice de referências muito amplo, e que pesquisas futuras precisam ser feitas com referências mais específicas.

Fonte: Medscape

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.