Neuromielite Óptica

A neuromielite óptica é um tipo de doença considerada desmielinizante, o que significa que ela causa danos às baías de mielina. Com sintomas muito semelhantes aos da esclerose múltipla, a neuromielite óptica foi, por muito tempo, considerada uma variante da esclerose.

O transtorno do espectro da neuromielite óptica é uma doença autoimune. Isso significa que os anticorpos presentes no organismo passam a atacar determinadas substâncias também presentes, desencadeando um processo inflamatório e destrutivo.

Neste caso, o alvo do ataque é uma substância chamada aquaporina 4, presente na superfície das células de apoio do cérebro, medula espinhal e nervos ópticos, destruindo as baías de mielina.

As baías de mielina atuam como isolantes de cabos elétricos, garantindo que o sinal transmitido chegue, sem interferências, até o destino. Com o ataque, sinais nervosos passam a acontecer de maneira irregular, causando espasmos, paralisias, fraqueza e perda do controle de movimentos.

Os sintomas da doença podem incluir visão turva, dor nos olhos e mesmo a perda de visão. A progressão da doença pode passar a afetar membros como braços e pernas, causando espasmos, perda de força e paralisia.

A progressão acontece de forma distinta em cada indivíduo, e o diagnóstico acontece por meio de exames físicos e laboratoriais. Os tratamentos para o transtorno frequentemente fazem uso de corticóides e de medicamentos biológicos, como o rituximabe, entre outros.

Medicamentos que fazem uso de anticorpos monoclonais atuam na supressão de anticorpos que atacam células naturais do organismo.

Quer saber mais sobre Neuromielite Óptica ? Acesse nossas redes sociais!