A edição deste ano do Congresso do Colégio Americano de Reumatologia trouxe novas importantes descobertas para o tratamento de lúpus. Os estudos foram financiados pela Lupus Foundation of America.
O congresso é um dos eventos mais importantes para o campo, durante o qual são apresentadas as novidades mais promissoras no tratamento de doenças autoimunes.
✅ Estudos mostraram que o medicamento biológico BBIB059 apresentou respostas eficazes no tratamento de artrite relacionada ao lúpus. Outras análises confirmaram a eficácia dos biológicos Iberdomide, Anifrolumabe e Baricitinib no tratamento e controle do lúpus, assim como novas possibilidades de medicamentos para o tratamento de lúpus nefrítico.
✅Tratamentos com uso de pequenas doses hidroxicloroquina e com medicamentos opióides também foram alvos de debates devido a seus efeitos colaterais e possível desenvolvimento de dependência por parte do paciente.
✅Os estudos abordaram o efeito da doença em pessoas negras e hispânicas, mostrando que, embora o número de hospitalizações decorrentes do lúpus tenha caído nos últimos 20 anos, grande parte das internações são de pessoas negras.
✅Casos de necessidade de diálise ou transplante renal em decorrência do lúpus em crianças vêm caindo desde 2006. Contudo, o número de crianças negras hospitalizadas pela doença que enfrentam tais complicações é significantemente maior do que o número de crianças brancas nas mesmas condições.
✅Especialistas alertaram para o fato de que a população negra que convive com lúpus está em maior risco de apresentar complicações severas causadas pelo COVID-19, o que levanta alertas tanto para o tratamento adequado quanto para o acompanhamento médico constante.
Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.
1 Comment