O tratamento de psoríase com medicamentos biológicos pode ter efeito positivo no surgimento de artrite psoriática. Mesmo não conclusivo, é isso que revela um estudo divulgado recentemente.
✅Estudos conduzidos por um grupo médico israelense mostraram que pacientes de psoríase em tratamento com medicamentos biológicos apresentaram redução de até 39% no risco de desenvolver artrite psoriática em relação a pacientes que não fazem uso dos medicamentos.
✅ De acordo com os especialistas envolvidos no estudo, os resultados podem servir para a escolha de tratamento com fármacos biológicos quando pacientes apresentarem maior risco de desenvolver também a artrite psoriática.
✅Contudo, especialistas de universidades da Inglaterra apontam que os resultados utilizados – obtidos por meio de registros médicos eletrônicos – não levaram em conta a interação pessoal, importante nestes tipos de análises.
✅De acordo com os críticos, ainda que os resultados obtidos em Israel sobre o efeito de medicamentos biológicos na redução do risco do desenvolvimento de artrite psoriática estejam alinhados com pesquisas já em curso, podem haver outros motivos que justifiquem os fatos.
✅Os critérios utilizados em Israel também afetam a interpretação dos dados. De acordo com as normas vigentes no país, pacientes com psoríase apenas podem utilizar medicamentos biológicos em casos nos quais mais de 50% da superfície do corpo do paciente seja afetada.
✅Para os críticos, ainda que os resultados sejam baseados em registros eletrônicos, as restrições de acesso fazem com que eles sejam ainda mais impressionantes!
Fonte: Medscape
Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.