inibidores de TFN
  • 15 de novembro de 2021
  • creta
  • Comment: 0
  • Blog

Entre pacientes que convivem com doenças autoimunes, é muito comum que haja dúvidas sobre as vacinas e mesmo sobre os efeitos que o contato com o vírus causador da COVID-19 pode desencadear, uma vez que os tratamentos para as doenças utilizam medicamentos imunossupressores.

Contudo, descobertas recentes apontaram que pessoas em tratamento com medicamentos inibidores de TNF apresentam menor risco de internação e morte por COVID-19 do que pacientes que recebem tratamentos comuns.

Além disso, especialistas também reforçaram a importância de vacinar contra a COVID-19 pacientes que estejam em tratamento de doenças autoimunes, bem como da aplicação da terceira dose naqueles que já estejam vacinados, de acordo com a recomendação de centros de saúde.

Para conduzir os estudos, especialistas se basearam nas observações de resultados obtidos por meio da avaliação de cerca de 6 mil pacientes, em 74 países. Além de pacientes em tratamento com inibidores de TNF, o estudo também considerou pacientes cujo tratamento baseava-se em outros medicamentos.

Dentro dos quadros observados, pacientes cujo tratamento envolvia a associação de inibidores de TNF e metotrexato apresentaram menores incidências de internação ou óbito relacionado à COVID-19.

Para os especialistas, as descobertas de que a terapia com inibidores de TNF está associada com a redução nos riscos de COVID-19 grave entre pacientes traz uma nova perspectiva que pode guiar profissionais da saúde em decisões importantes acerca de abordagens terapêuticas para esse grupo de pessoas.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 1 =