Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença autoimune crônica, que afeta o sistema nervoso. De causas desconhecidas, ainda não há cura para a doença. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, contudo, podem fazer com que pacientes recuperem sua qualidade de vida.

Ainda que o tratamento adequado varie a cada caso, abordagens multidisciplinares têm trazido grandes benefícios a pacientes em todo o mundo.

A partir do diagnóstico correto, possível por meio de exames de imagem, neurológicos e laboratoriais, equipes médicas podem orientar pacientes acerca de qual o medicamento mais adequado, e quais outras mudanças de rotina podem se fazer benéficas.

Os tratamentos medicamentosos disponíveis para Esclerose Múltipla buscam reduzir a atividade inflamatória e os surtos ao longo dos anos, contribuindo para a redução do acúmulo de incapacidade durante a vida do paciente.

As pesquisas sobre esclerose múltipla têm trazido também grandes benefícios, como a possibilidade de tratamento com os chamados medicamentos biológicos.

Medicamentos biológicos utilizam células vivas ou microorganismos, diferentemente dos medicamentos convencionais, como antiinflamatórios e antibióticos, que são feitos com técnicas de sintetização química.

No caso da esclerose múltipla, medicamentos biológicos agem bloqueando anticorpos que atacam as bainhas de mielina. Essa ação reduz a inflamação, evitando surtos da doença e o ataque autoimune.

A melhor maneira de lidar com a esclerose múltipla é com a informação. Mantenha em dia suas consultas e exames e, em caso de diagnóstico, inicie o tratamento e siga as orientações de sua equipe médica.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre doenças autoimune