Esclerose Múltipla sintomas e causas

A Esclerose Múltipla é uma doença crônica autoimune, que afeta o sistema nervoso e cujas causas ainda são desconhecidas. Nos últimos anos, grandes avanços trouxeram formas significativamente mais eficazes no tratamento e controle da doença.

Como parte das ações propostas para o Agosto Laranja, – campanha mensal de conscientização sobre a esclerose múltipla – trouxemos essa série de posts repletos de informações relevantes sobre a doença, seus principais sintomas e formas de tratamento.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica autoimune. Isso significa que os anticorpos presentes no organismo passam a identificar uma determinada substância presente naturalmente no corpo como se fosse um invasor, desencadeando uma resposta inflamatória.

No caso da esclerose múltipla, os anticorpos passam a atacar uma proteína presente na bainha de mielina, estruturas que garantem a passagem de sinais nervosos do cérebro para outras partes do corpo.

Com os ataques constantes, os danos causados a essas estruturas fazem com que os impulsos elétricos enviados pelo cérebro não cheguem corretamente, provocando perdas motoras.

A evolução da doença faz com que cada vez menos sinais cheguem ao destino, e os sintomas dessas perdas dependem da área afetada. Apesar disso, os sintomas comuns se referem a perdas motoras e sensíveis, seguidos de visão dupla e tremores.

Sintomas mais específicos podem se relacionar a dores nos membros do corpo, dificuldades em correr ou caminhar, fadiga excessiva, baixa da libido e pouca sensibilidade a toques, problemas de memória e até dificuldade para engolir.

As causas da esclerose múltipla ainda são desconhecidas. Pesquisas recentes reconhecem que fatores genéticos e ambientais, e até mesmo o contágio por vírus podem desencadear o surgimento da doença.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre doenças autoimune.