Deficiência de ferro

Anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva são nomes dados à condição causada pela deficiência de ferro no organismo. Em adultos, esse quadro normalmente é causado por sangramentos intensos, inclusive devido a menstruação. Em crianças ou gestantes, a anemia pode ser causada por conta de alimentação inadequada.

Geralmente, quadros de deficiência de ferro geram sintomas como palidez, cansaço e fraqueza. Uma vez diagnosticada a anemia, o tratamento mais comum envolve a suplementação do mineral por ingestão.

Nesses casos, existem muitas opções disponíveis, inclusive de pílulas mastigáveis do suplemento.

Contudo, existem quadros que podem dificultar ou inviabilizar a suplementação via oral, como gastrites, cirurgias de redução de estômago, doenças inflamatórias do intestino, doenças renais crônicas, ou quando há a necessidade de reposição rápida, como em gestantes ou para reduzir a necessidade de transfusão de sangue.

Nesses casos, a reposição de ferro via endovenosa é a mais adequada como a realizamos na Clínica Creta.

Para que a reposição aconteça de forma segura e adequada, ela precisa ser monitorada por uma equipe médica, que vai determinar a duração da terapia e a quantidade do mineral a ser reposta.

Atualmente, os medicamentos utilizados nesses casos podem causar efeitos adversos leves e moderados, cuja tendência é desaparecer quando a infusão é interrompida ou desacelerada. Os efeitos podem incluir dor nas costas e rubor temporário.

Pacientes com artrite reumatoide podem experimentar uma crise da doença como efeito colateral da infusão de ferro, efeito que é reduzido mediante a utilização por curto período de corticoides.

É importante que a equipe responsável por cada caso esteja informada acerca do histórico médico de cada paciente, de maneira a avaliar qual a melhor forma de proceder com a reposição de ferro. A fim de minimizar reações, é possível que a velocidade da infusão seja reduzida, ou mesmo que esteroides sejam utilizados antes do início do tratamento.

Quer saber mais sobre Deficiência de Ferro? Acesse nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *