A dor lombar afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e muitas vezes pode tornar-se crônica. Enquanto algumas pessoas se recuperam bem rápido de um destes episódios, para outras, o desconforto pode chegar a durar 3 meses ou até mais.
Também associada a incapacitação do indivíduo, existem inúmeras causas para a dor lombar, que vão desde o esforço repetitivo a doenças reumatológicas crônicas.
O diagnóstico das dores lombares é frequentemente clínico, obtido por meio de exames físicos e análise do histórico do paciente. Em casos mais severos, exames de imagem também podem ser solicitados.
Existem diversas abordagens possíveis para o tratamento das lombalgias, cujo objetivo inicial é o alívio da dor. Portanto, medicamentos como analgésicos e antiinflamatórios podem ser prescritos.
O tratamento contínuo das lombalgias, que atua tanto na redução de sintomas quanto na prevenção de episódios, frequentemente se baseia em atividades físicas, como a fisioterapia e a ioga.
Pesquisas conduzidas por cientistas dos EUA apontam que a ioga e a fisioterapia são igualmente eficazes no tratamento de lombalgias.
A fisioterapia é considerada uma terapia convencional e é o tratamento não farmacológico mais comumente indicado por médicos para a dor lombar crônica. Contudo, os estudos mostraram que a ioga melhora a dor e a função e reduz o uso de medicação.
Pesquisadores recrutaram 320 pacientes adultos que apresentavam dor lombar crônica sem uma causa anatômica óbvia.
No início do estudo, cerca de 70% dos participantes estavam usando medicações. Com 12 semanas, esse uso foi reduzido em cerca de 20% nos grupos da ioga e da fisioterapia.
Para os pesquisadores, os resultados obtidos demonstram que a prática de atividades que favoreçam a mobilidade e o fortalecimento da região lombar é um recurso altamente eficaz no tratamento das dores lombares.
A prática de ioga, contudo, não precisa estar associada a quadros clínicos. Além do alívio das dores e do fortalecimento, a atividade proporciona bem-estar e promove a saúde integral do indivíduo. A adoção de hábitos mais saudáveis é fundamental para a manutenção da qualidade de vida.
Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.