Artrite X Artrose | Você sabe quais as diferenças?

Artrite e artrose são doenças comuns, e atingem grande parte da população. Contudo, seus efeitos no corpo são bastante distintos.

✅ A artrite é uma forma de inflamação articular. Ela pode ser originada por doenças reumáticas, desequilíbrios e desvios posturais, excesso de peso, inatividade física e envelhecimento.

A artrite começa na membrana sinovial, tecido que reveste as articulações. Responsável pela produção do líquido sinovial, que lubrifica as juntas, se esse revestimento é atingido por anticorpos, há um aumento na espessura da membrana, que fica inflamada.

Além de comprometer as articulações das mãos e dos pés, a artrite também afeta joelhos, cotovelos e ombros. A doença pode se apresentar de forma simétrica, ou seja, nas duas mãos, nos dois pés e nos dois joelhos.

Junto a isso, pode ainda dar sensação de fadiga, febre, e a pessoa pode ter dificuldade para se levantar ou se movimentar.

A artrite também pode fazer com que os dedos se curvem de forma anormal, causando deformidades.

✅ A artrose é uma degeneração crônica de uma cartilagem ou estrutura óssea. Ela é, em muitos casos, o resultado de uma osteoartrite que evoluiu para uma artrose.

Nas mãos, a artrose pode provocar o surgimento de dois sintomas chamados de nódulos de Heberden e Bouchard.

Os sintomas da artrite e da artrose são bastante parecidos. No caso das duas patologias, a dor articular é o sintoma mais comum.

✅ Neste caso, é muito importante entender que a dor articular é originada de diversas questões, como inflamação ou degeneração. Dificilmente, apenas pela dor articular, sem analisar todo o histórico do paciente, será possível diferenciar a artrose da artrite.

No geral, as articulações que são acometidas pela artrose ou em situações de crise de artrite, têm limitações de movimento. Elas não se movimentam com a mesma mobilidade natural, já que as superfícies articulares estão alteradas.

✅ O controle da evolução das doenças é feito com acompanhamento médico e tratamento adequado, que priorizam o bem estar e a qualidade de vida de pacientes.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.