Artrite Reumatoide
  • 22 de novembro de 2021
  • creta
  • Comment: 0
  • Blog

Novas descobertas sobre a artrite reumatoide foram apresentadas durante a edição do ACR 2021. O congresso é um dos eventos mais importantes para a reumatologia, e são apresentados as novidades mais promissoras no tratamento de doenças reumáticas.

Entre elas, destaques para as inovações em dosagem, monitoramento e ciclo de tratamentos com diferentes medicamentos, bem como a importância da saúde cardíaca.

✅ Estudos envolvendo o tratamento com rituximabe apresentaram eficácia em baixas doses. No estudo, pacientes cujas doses chegavam a até 1000mg mostraram os mesmos índices de atividade da AR do que pacientes cujo tratamento usava 500mg ou 200mg do medicamento.

De acordo com cientistas, evidencia um tratamento mais acessível, e que ainda permite ao sistema imunológico uma melhor resposta a agentes externos.

✅ Estatinas, medicamentos utilizados para reduzir o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares têm como reação adversa o potencial aumento no risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Contudo, os benefícios da utilização dos medicamentos são muito superiores aos efeitos colaterais, e seguem como recomendação a pacientes que convivem com AR.

✅ Tratamentos cíclicos com inibidores de JAK podem ser uma excelente alternativa para casos em que o tratamento é feito com apenas um medicamento dessa classe. A substância tem sido utilizada para quadros de artrite de difícil tratamento. Nos casos em que a terapia falha, substituir a substância por outra da mesma classe ou por um medicamento biológico e prosseguir com o tratamento pode trazer resultados significativos.

✅ Monitorar os inibidores de FNT é muito eficaz no controle da doença. Por meio da verificação terapêutica, é possível manter a concentração em sua eficácia máxima, fazendo pequenas aplicações da substância caso necessário, melhorando os resultados.

✅ A artrite subclínica é o quadro precursor da doença, em que pacientes apresentam biomarcadores da AR na corrente sanguínea, mas ainda não manifestaram sinais da doença. De acordo com os novos estudos, o tratamento precoce com o medicamento abatacept, um imunomodulador, na fase subclínica da doença pode prevenir ou adiar o desenvolvimento da AR.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + dezessete =