A edição deste ano do Congresso do Colégio Americano de Reumatologia trouxe novas e importantes descobertas para o tratamento de doenças autoimunes por meio do uso de medicamentos biológicos. O congresso é um dos eventos mais importantes para o campo, durante o qual são apresentadas as novidades mais promissoras no tratamento de doenças autoimunes.
✅ Dentre os estudos, o biológico rituximabe mostrou-se eficaz na redução de esclerodermia, além de ter apresentado efeitos benéficos no controle da doenças pulmonar intersticial dos pacientes com esclerose sistêmica.
Especialmente no controle da esclerodermia, pacientes que fizeram uso do medicamento com quatro aplicações, realizadas uma vez por semana cada, mostraram melhoras significativas em relação ao grupo de controle. O estudo incluiu 56 pacientes (51 mulheres e 5 homens), dos quais 27 foram colocados no grupo de tratamento com o medicamento, enquanto outros 27 foram alocados no grupo de controle. Os pacientes foram acompanhados por 24 semanas.
Além da melhora na condição da pele dos pacientes que fizeram uso do medicamento, os pesquisadores também notaram evidências radiográficas de melhora nas condições pulmonares e que apontam para a redução de fibrose pulmonar com o uso do rituximabe. Os estudos são promissores, uma vez que os avanços da medicina ainda não puderam propor tratamentos eficazes e satisfatórios.
✅O mesmo medicamento também foi apontado em pesquisas envolvendo o tratamento com rituximabe em baixas doses. No estudo, pacientes cujas doses chegavam a até 1000mg mostraram os mesmos índices de atividade da Artrite reumatoide do que pacientes cujo tratamento usava 500mg ou 200mg do medicamento.
De acordo com cientistas, esse dado evidencia um tratamento mais acessível, e que ainda permite ao sistema imunológico uma melhor resposta a agentes externos.
Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.