terapia infusional

Quando uma pessoa inicia tratamentos infusionais é normal que surjam algumas dúvidas. Caso aconteça com você, não hesite em procurar a equipe ou profissional responsável pelo seu caso. Nesse post, separamos as 4 dúvidas mais apresentadas por nossos pacientes, e esperamos conseguir trazer mais clareza e informação sobre o assunto.

✅ Existe algum cuidado que as pessoas precisem tomar antes de receber a infusão?
Não. Pessoas em tratamentos infusionais não precisam realizar nenhum cuidado especial antes de receber a medicação. Não há necessidade, por exemplo, de jejum. Porém, cabe sempre consultar a sua equipe médica para tirar dúvidas em casos específicos.

✅Estou com gripe/resfriado. Posso receber a medicação mesmo assim? Devo informar alguém sobre meus sintomas?
A equipe que te acompanha fará uma rápida avaliação de seu estado de saúde antes de começar qualquer procedimento. Isso acontece para que seja possível verificar a presença de alguma infecção ou sintomatologia que possa interferir em seu tratamento. Não é recomendável receber a terapia imunobiológica durante um processo infeccioso (resfriado forte, gripe ou infecção de qualquer natureza).

✅ Como são realizados os procedimentos? Preciso tomar cuidados após a infusão?

Em geral, os atendimentos acontecem na clínica. Após receber a terapia infusional, os pacientes podem voltar às suas atividades do dia a dia. Em casos específicos, nos quais existem restrições ao trabalho ou força física, os pacientes são orientados pela equipe médica de acordo com sua avaliação individual. As medicações utilizadas podem, em alguns casos, causar um efeito adverso como sonolência. Assim, recomendamos que os pacientes sempre compareçam às sessões de infusão com alguma pessoa como acompanhante.

✅ Quanto tempo dura o procedimento?

As terapias podem ser bastante breves, durando cerca de 15 minutos, ou levar um pouco mais de tempo, chegando até a 6 horas. O tempo varia conforme a medicação prescrita. Nesse caso, recomendamos que a dúvida seja tirada diretamente com o médico responsável pelo seu caso.

Quer tirar mais duvidas sobre terapia infusional? Acesse nosso blog e confira todo o conteúdo à respeito!

Siga a Clínica Creta Centro Avançado de Infusão nas redes sociais!