Janeiro Branco
Profissional da saúde, o Janeiro Branco também é sobre você!
A campanha Janeiro Branco deste ano tem como missão fundamental em tempos de pandemia inspirar indivíduos e instituições sociais a participarem de um grande pacto universal em defesa da Saúde Mental e Emocional de todos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, viu aumentar a procura por esses mesmos serviços.
No Brasil, país que já é um dos recordistas mundiais em relação à depressão e ansiedade, a primeira fase de uma pesquisa realizada no final de 2020 pelo Ministério da Saúde detectou ansiedade em 86,5% dos indivíduos pesquisados, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos participantes do estudo.
Além disso, também não faltam estudos sobre a ampliação das violências domésticas, do abuso infantil e do adoecimento emocional por parte de jovens e de idosos submetidos ao isolamento social. (Dados: https://janeirobranco.com.br/)
Na linha de frente do combate à pandemia, os profissionais da saúde vem realizando todo tipo de esforço para garantir a saúde de seus pacientes. No entanto, quem cuida da saúde desses profissionais?
Sabemos que esse grupo é diretamente afetado neste momento de pandemia: risco elevado de contágio pelo contato direto com o vírus, rotina extremamente desgastante, turnos intermináveis, aumento da quantidade dos plantões, saudade da família, porém seguem com bravura neste enfrentamento diário.
Dessa forma, a Creta se solidariza e nesse post faz um alerta a esses profissionais sobre a necessidade de cuidar de sua saúde mental e emocional, indicando práticas simples que possam ser incluídas na rotina:
Veja algumas dicas para você manter sua Saúde Mental.
- Procure um psicólogo ou terapeuta que possa ouvi-lo e ajudá-lo;
- Desabafe com um amigo confiável;
- Evite o abuso de álcool e cigarro;
- Leia um livro divertido ou assista um filme para entreter;
- Faça exercícios de respiração, alongamento ou yoga;
- Lembre-se porque escolheu essa profissão;
- Diga a sua família que você a ama.
Se você se identificou, compartilhe este post com a sua rede e ajude a potencializar a campanha Janeiro branco!