Março Lilás: campanha de prevenção ao Câncer de Colo do Útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente da doença entre as mulheres no Brasil, e a quarta maior causa de morte por câncer no país. Apenas em 2020, 16 mil novos casos foram identificados no Brasil. Este número representa uma incidência três vezes maior do que em países como Austrália e EUA e por isso neste mês acontece a campanha “Março Lilás: prevenção ao Câncer do Colo de Útero”

Estudos clínicos apontam a infecção recorrente por HPV como o principal agente causador, mas outros fatores como predisposição genética, tabagismo, início precoce de atividade sexual e multiplicidade de parceiros também influenciam no surgimento desta silenciosa doença. Sintomas como sangramento após a menstruação ou na menopausa, dores durante a relação sexual e dores na região pélvica podem indicar a presença do tumor em seus primeiros estágios, assim como inchaço nas pernas e sangramento na urina podem ser indicativos da fase avançada.

Medidas simples de saúde, como o exame papanicolau e a vacinação contra o HPV, são extremamente eficazes no combate ao câncer de colo de útero. Com o exame, é possível identificar tanto a contaminação pelo HPV quanto a presença do tumor. Caso a identificação ocorra de forma precoce, no início do câncer, as chances de cura são de praticamente 100%. Já com a vacinação, o risco de desenvolvimento do tumor cai em cerca de 90%. Além desses, o uso de preservativos, tanto o vaginal quanto o peniano, protege contra a disseminação e contágio do HPV.

E, mesmo com medidas simples de proteção, os números deste tipo de câncer no Brasil são alarmantes. Por isso, criou-se a campanha Março Lilás, para alertar as pessoas sobre prevenção e cuidados. Meninas entre 9 e 14 anos podem e devem ser vacinadas contra o HPV, e mulheres a partir dos 25 anos devem fazer o exame papanicolau a cada 3 anos. Assim, é possível identificar e, se necessário, iniciar o tratamento de maneira precoce, aumentando, em muito, as chances de cura.

Essas e outras matérias sobre saúde e infusões você pode conferir no nosso blog. Acesse!
Siga a Clínica Creta também nas redes sociais!