Março Amarelo: mês de conscientização sobre a Endometriose

Março Amarelo: endometriose

Março Amarelo é o mês de conscientização sobre a Endometriose, doença comum, na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. Apesar de benigna, ela pode causar fortes cólicas e até infertilidade.

Atingindo uma a cada seis mulheres em período reprodutivo, a endometriose pode trazer impactos significativos, diminuindo drasticamente a qualidade de vida de quem convive com a doença, que atinge cerca de 7 milhões de mulheres apenas no Brasil.

O diagnóstico normalmente acontece em mulheres de 25 e 35 anos, por meio de exames como a ecografia transvaginal. Porém, especialistas acreditam que a doença comece ainda na primeira menstruação.

Silenciosa, normalmente os sintomas dessa doença envolvem fortes dores abdominais, sendo facilmente confundidos com cólicas menstruais intensas. Por isso, estima-se que o atraso no diagnóstico possa chegar a até oito anos.

A campanha #marçoamarelo existe para alertar mulheres acerca da doença, da facilidade de seu diagnóstico e dos possíveis tratamentos, de modo a devolver a qualidade de vida para milhões de pessoas ao redor do mundo.

A endometriose não tem cura. Porém, é possível tratar os sintomas com o uso de medicamentos ou mesmo com cirurgias. Em todos os casos, é preciso analisar cada caso individualmente, acolhendo mulheres em suas diferentes trajetórias, para que o tratamento aconteça da maneira mais adequada para cada caso.

Acesso nosso site e veja outras matérias como essa!
Siga a Clínica Creta nas redes sociais.