fibromialgia

A fibromialgia é um distúrbio caracterizado por uma dor generalizada, principalmente na musculatura. É acompanhada por fadiga, distúrbios do sono, e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver fibromialgia. Pesquisadores acreditam que a doença amplifica as sensações de dor, afetando a maneira como o cérebro e a medula espinhal processam sinais dolorosos e não dolorosos.

Os sintomas geralmente começam após um evento como trauma físico, cirúrgico, infecção ou estresse significativo. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo, sem nenhum evento desencadeante único.

Embora não haja cura para a fibromialgia, uma variedade de medicamentos pode ajudar a minimizar os sintomas e melhorar a saúde geral. Além disso, é comprovado que exercícios físicos regulares, relaxamento e medidas de redução do estresse ajudam.

Por isso, listamos neste post algumas medidas complementares para mudar de estilo de vida e viver com mais qualidade:

• Gerencie seu estresse. Desenvolva um plano para limitar o esforço excessivo e o estresse emocional. Experimente técnicas de gerenciamento de estresse, como exercícios de respiração profunda ou meditação ou procure ajuda psicológica para acompanhamento.
  • Higienize seu sono. Como a fadiga é um dos principais componentes da fibromialgia, é essencial ter um sono de boa qualidade. Além de reservar tempo suficiente para dormir, pratique bons hábitos de sono, como ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias e limitar os cochilos diurnos.
  • Pratique exercícios regularmente. No início, o exercício pode aumentar sua dor. Mas fazê-lo gradualmente e regularmente diminui os sintomas. Os exercícios apropriados podem incluir caminhada, natação, ciclismo e hidroginástica. Exercícios de alongamento, boa postura e relaxamento também são úteis.
  • Mantenha um estilo de vida saudável. Coma alimentos saudáveis, não fume, limite a ingestão de cafeína e faça algo que você considere agradável e gratificante todos os dias.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre condições clínicas e tratamentos.