Iniciar um tratamento sempre gera dúvidas e com a terapia infusional não é diferente! Cada vez mais, médicos vem prescrevendo o tratamento biológico, ao mesmo tempo que estudos vêm comprovando a eficácia dos remédios imunomoduladores no tratamento de doenças autoimunes, doenças inflamatórias e doenças alérgicas.

Se você vai fazer uma infusão e quer se sentir seguro para realizar seu procedimento, veja o que acontece antes e depois da terapia com medicamentos biológicos:

Quais cuidados o paciente deve ter antes de receber a infusão?

Não há nenhum preparo especial para as terapias infusionais, não havendo necessidade de jejum. De toda forma, o paciente deve sempre consultar seu médico para sanar quaisquer dúvidas sobre o que fazer em casos específicos.
Antes de começar qualquer procedimento ou tratamento a equipe da Clínica Creta fará uma avaliação rápida verificando a possibilidade de presença de infecção ou alguma outra sintomatologia que possa interferir no tratamento, pois não é recomendável receber a terapia imunobiológica durante um processo infeccioso (resfriado forte, gripe ou infecção de qualquer natureza).

Como será o procedimento?

A terapia infusional será feita com a aplicação do medicamento por uma agulha, seja por via endovenosa, subcutânea ou intramuscular. O tempo do procedimento pode variar muito dependendo do medicamento ou prescrição, entre 15 minutos a 6 horas.

Devo tomar algum cuidado especial após a infusão?

Geralmente o paciente é atendido na clínica, recebe a terapia infusional prescrita e pode retornar às atividades habituais. As restrições ao trabalho ou força física serão previamente definidas pelo seu médico, de acordo com a avaliação individual do paciente.
Eventualmente, o tratamento pode causar um efeito adverso como sonolência, devido a pré-medicação utilizada. Por este motivo, solicitamos sempre ao paciente que venha acompanhado.

Para saber mais sobre infusão e medicamentos biológicos, siga o Clínica Creta nas redes sociais!