doenças autoimunes

✅Doenças autoimunes é o termo utilizado para designar um grupo específico de doenças que, por motivos nem sempre esclarecidos, levam o organismo a produzir anticorpos que atacam a si mesmo, atingindo órgãos e tecidos específicos, dependendo de qual doença se manifesta.

✅ Nosso organismo tem a capacidade de produzir células de defesa – os leucócitos – contra agentes externos, como vírus, bactérias e outros agentes infecciosos – todos estes chamados de antígenos. Desde que nascemos, somos expostos a inúmeros antígenos, o que leva nosso organismo a, de certa forma, “catalogar” todas essas possíveis ameaças, gerando anticorpos para que, em um possível ataque, a resposta imunológica seja rápida e eficaz para evitar a contaminação.

✅ Em doenças autoimunes, é como se o corpo perdesse a capacidade de entender quais são os antígenos e quais são as células do próprio corpo, passando a produzir leucócitos que atacam tecidos e órgãos. Por motivos variados, doenças autoimunes levam o nosso corpo a confundir suas próprias proteínas com agentes invasores.

✅ Na diabetes tipo I, por exemplo, o corpo passa a produzir leucócitos que atacam as células do pâncreas. Já na artrite reumatóide faz com que o organismo produza células que atingem o tecido conjuntivo de articulações, principalmente das mãos e dos pés.

✅ As causas de doenças autoimunes ainda são desconhecidas. A hipótese mais bem aceita pela comunidade médica é a de que, após ter sido exposto a um antígeno, o organismo passe a produzir anticorpos que atacam uma proteína semelhante ao antígeno invasor, porém existente em si mesmo.

✅ Assim, a doença autoimune ocorre quando o sistema de defesa perde a capacidade de separar corpos estranhos dos componentes do organismo, o que leva à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.

✅ Diagnosticar uma doença autoimune depende do quadro clínico de cada paciente e de exames laboratoriais. O tratamento também varia de acordo com cada doença, mas frequentemente se dá a partir da utilização de medicamentos imunossupressores.

Quer saber mais sobre esse medicamentos e terapia infusional? Veja os demais conteúdos no nosso site e siga a Clínica Creta nas redes sociais!