A Doença de Crohn é uma doença crônica, que atinge o sistema digestivo. Ainda de causa desconhecida, ela provoca uma inflamação do revestimento dos intestinos, causando sintomas como irritação intestinal, sangramentos, sensibilidade a alguns alimentos, diarreia ou dores intestinais.
Sintomas aparentemente não relacionados podem também surgir, como aftas frequentes, articulações doloridas, suores noturnos ou alterações na pele, por exemplo.
O diagnóstico da doença não acontece por meio de um teste ou exame específico, mas começa a partir da avaliação feita por gastroenterologista de acordo com os sintomas apresentados. A partir daí, exames complementares, como colonoscopia e endoscopia podem ser solicitados de forma a descartar outros possíveis diagnósticos.
Ainda que as causas exatas sejam desconhecidas, alguns fatores podem potencializar o surgimento da Doença de Crohn. Fatores genéticos podem estar relacionados, assim como alterações na fauna intestinal responsáveis por causar desequilíbrio nas bactérias presentes no intestino. O tabagismo também pode ser apontado como causa, uma vez que as substâncias presentes no cigarro podem alterar o fluxo sanguíneo no intestino, contribuindo para o surgimento ou agravamento de crises.
Por fim, uma resposta exagerada do organismo a uma infecção pode desencadear alterações no sistema imunológico, levando a um ataque de células do sistema digestivo, o que termina por causar a doença. Estresse, uso de medicamentos anticoncepcionais via oral e também de anti inflamatórios podem desencadear o surgimento de Crohn.
A doença pode surgir em homens e mulheres, em qualquer fase da vida, e ainda não há cura. O tratamento é multidisciplinar e acontece por meio de orientações de gastroenterologistas e nutricionistas. Dietas balanceadas e o uso de medicamentos que controlam a doença são mais comuns, mas em alguns casos, cirurgias podem ser necessárias. Sem controle, a doença pode causar graves complicações. Porém, com a atenção e controle necessários, pessoas com doença de Crohn podem viver suas vidas com qualidade.
Na Clínica Creta, a Doença de Crohn é uma das efemeridades indicadas por especialistas médicos para tratamento com remédios biológicos desenvolvidos com alta tecnologia e segurança. Entre eles, terapias infusionais com Entyvio, Cimzia, Humira, Remicade, Remsima e Stelara são algumas opções. Converse com o seu médico e entenda se esse tipo de tratamento pode ser indicado para o seu caso.
Siga a Clínica Creta nas redes sociais para acompanhar as novidades!