dieta anti-inflamatória

Em qualquer tipo de doença, um tratamento eficaz não se alcança apenas com remédios, mas com a adoção de novos hábitos. Dormir bem e praticar exercícios físicos são atividades que podem trazer muitos benefícios à saúde, mas sem dúvidas a alimentação é fundamental. Por isso, tão importante quanto adotar uma dieta equilibrada é entender quais alimentos podem ser aliados da saúde e quais podem desencadear respostas inflamatórias no organismo. Para evitar esse segundo grupo, profissionais da nutrição vêm pesquisando a chamada dieta anti-inflamatória.

Ao contrário do que se imagina, estar em dieta não significa comer pouco, passar fome ou perder peso. Manter uma dieta é sinônimo de alimentação mais consciente, respeitando horários, privilegiando o consumo de frutas, verduras e proteínas, de maneira saudável e adequada ao organismo e aos objetivos de cada indivíduo.

A dieta anti-inflamatória é um tipo de alimentação que visa combater e prevenir processos inflamatórios no organismo. Em pessoas que convivem com doenças autoimunes, como artrite, por exemplo, este tipo de dieta pode reduzir episódios de crises e surtos, conferindo maior qualidade de vida.

Alimentos ricos em ômega 3, castanhas e sementes são grandes aliados na dieta anti-inflamatória, assim como frutas cítricas e vermelhas, legumes, iogurtes naturais e outros probióticos, óleo de coco, azeite de oliva e abacate.

Vale também lembrar que alimentos como arroz e macarrão devem ser substituídos por sua forma integral sempre que possível. E, claro, toda dieta deve ser definida em conjunto com profissionais da nutrição. Assim, por meio de conversas, análises e, se necessário, exames, é possível pensar em um plano individualizado que atenda às necessidades alimentares de cada pessoa.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais para acompanhar as novidades e acesse nosso blog para outras matérias informativas como essa!