dia mundial da esclerose multipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica, autoimune e que provoca lesões cerebrais e medulares. Nela, o sistema imunológico ataca a mielina, barra protetora que cobre as fibras nervosas e causa problemas de comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.
Eventualmente, a doença pode causar danos permanentes ou deterioração dos nervos e acomete mais de 2,3 milhões de pessoas no mundo (30 mil no Brasil). A maioria dos pacientes é composta por jovens, principalmente mulheres de 20 a 40 anos. Apesar de não ser uma enfermidade desconhecida, é muitas vezes invisível por causa de seus primeiros sintomas que podem passar despercebidos. E é por isso que existe o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, para conscientizar e ressaltar a importância de falar sobre a doença.
Os sintomas da EM variam muito, dependendo de sua gravidade e de quais nervos são afetados. Alguns deles são a fadiga física e mental, fraqueza e dormência muscular em um ou mais membros (que normalmente ocorre em um lado do corpo por vez ou nas pernas e no tronco), problemas de concentração e memória, sensações de choque elétrico que ocorrem com certos movimentos do pescoço, alteração no equilíbrio e na coordenação motora, dores nas articulações, disfunção do intestino e da bexiga. Além de problemas de visão como a perda parcial ou completa da visão.
Algumas pessoas com EM grave podem perder a capacidade de andar independentemente ou totalmente, enquanto outras podem experimentar longos períodos de remissão sem quaisquer novos sintomas. Embora não haja cura para a esclerose múltipla, os tratamentos são focados em acelerar a recuperação de crises, modificar o curso da doença e controlar os sintomas.
Nas duas últimas décadas, o tratamento para EM recorrente-remitente evoluiu bastante e um dos processos indicados é o uso dos imunomoduladores ou medicamentos biológicos (drogas modificadoras de doença) que podem ser administradas. Na Clínica Creta, fazemos a infusão de Alentuzumabe (Lemtrada®), Natalizumabe (Tisabry®) e Ocrelizumabe (Ocrevus®), todos dentro do rol de procedimentos da ANS.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre doenças autoimune.