Março Azul-Marinho: conscientização ao Câncer Colorretal

câncer colorretal

O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve na porção final do intestino grosso, o reto. Entre os homens, é o terceiro tipo mais frequente, ficando atrás apenas do câncer de pulmão e de próstata. Porém, sua incidência se dá também em mulheres, sendo menos frequente apenas que o câncer de mama. Assim, a campanha Março Azul Marinho visa alertar a população de maneira geral sobre a importância da prevenção e diagnostico precoce a este tipo de câncer.

Comumente, o câncer colorretal surge em pacientes com mais de 50 anos e, em 90% dos casos, se origina a partir de um pólipo adenomatoso.

Pessoas que tenham histórico familiar, que convivam com excesso de peso ou que enfrentam doenças inflamatórias no intestino também devem manter-se atentas quanto ao risco de desenvolverem este tipo de câncer. Além disso, alguns hábitos nocivos podem favorecer o surgimento do tumor, como tabagismo, ingestão frequente de bebidas alcoólicas, consumo excessivo de carne vermelha ou de alimentos processados.

Este tipo de câncer é bastante silencioso. Isso quer dizer que seus sintomas se manifestam apenas em estágios mais avançados da doença. Sinais como sangue nas fezes, mudança repentina de peso ou de hábitos intestinais, constipação, diarréia e anemia podem ser indicativos da presença do tumor.

Além da atenção aos sinais, a realização de exames preventivos aumenta as chances de descoberta precoce e, consequentemente, de sucesso no tratamento. Uma rotina de alimentação saudável e atividades físicas também é uma ótima maneira de se prevenir contra o câncer colorretal.

Confira nosso site para mais matérias e informações.

Siga a Clínica Creta também nas redes sociais para acompanhar todas as novidades!