alergia

A baixa umidade do ar, característica do clima nos meses de outono e inverno, favorece o aumento de alergias respiratórias e de pele, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. Por isso, foi instituído no dia 7 de maio o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, a fim de conscientizar a população sobre os riscos de contrair doenças neste período.

Independente do tipo (respiratórias, de pele ou alimentar), a gravidade das alergias varia de pessoa para pessoa, seja uma pequena irritação até estágios mais graves como a anafilaxia. Elas ocorrem quando o sistema imunológico reage a uma substância estranha – como pólen, veneno de abelha ou pêlo de animal de estimação – ou a um alimento que não causa reação na maioria das pessoas.

Nos quadros alérgicos, o sistema imunológico, responsável por produz os anticorpos, identificam um alérgeno específico como prejudicial, embora não seja. E quando você entra em contato com o alérgeno, a reação do seu sistema imunológico pode resultar na inflamação dos seios da face, das vias respiratórias, a pele ou o sistema digestivo.

Embora a maioria das alergias não possa ser curada, há diversos tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas que variam dependendo do tipo de alergia desenvolvida:

• Alergias respiratórias: espirros, nariz congestionado, olhos lacrimejantes, vermelhos ou inchados, inchaço da boca e/ou vias respiratórias, pálpebras inchadas e coriza.
  • Alergias na pele: inchaço, edema, coceira, vermelhidão, pele seca, erupção cutânea, tosse, aperto no peito, chiado ou falta de ar (alergia a picada de insetos).
  • Alergia alimentar; inchaço nos lábios, língua, face ou garganta, urticária, formigamento na boca, diarreia, dor de estômago, náuseas e vômitos.

Caso estes sintomas aparecem é importante consultar um médico alergologista ou imunologista para o diagnostico. Em casos urgentes e graves, é importante acionar a emergencia local ou dirigir-se a um pronto-socorro.

A prevenção a reações alérgicas vai depender do tipo de alergia que você tem. Mas como medidas gerais atente-se para:

• Mesmo se você estiver tratando seus sintomas de alergia, tente evitar os gatilhos que você já sabe que ativa a sua alergia. Se, por exemplo, você é alérgico a ácaros, evite poeira e aspirador de pó e lave roupas de cama com frequência.
  • Liste novos gatilhos e tente identificar o que causa ou piora seus sintomas alérgicos, monitore suas atividades e o que você come, quando os sintomas ocorrem e o que parece ajudar. Isso pode ajudar você e seu médico a identificar mais sobre a alergia
  • Se você teve uma reação alérgica grave, uma pulseira (ou colar) de alerta médico permite que outras pessoas saibam que você tem uma alergia grave, caso tenha uma reação e não consiga se comunicar.

Siga a Clínica Creta nas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre doenças!