10 de Julho | dia da saúde ocular

Dos mais de 285 milhões de casos de incapacidade ocular em todo o mundo, estima-se que 80% dos casos poderiam ter sido evitados ou curados. Por isso, a OMS instituiu o dia 10 de Julho como o Dia Mundial da Saúde Ocular.

Aproximadamente 10% dos casos de cegueira em todo o mundo são causados pela uveíte, doença ocular cujas complicações podem levar ao desenvolvimento de catarata e glaucoma, entre outras.

A Uveíte surge devido a uma inflamação da úvea, que corresponde a 03 estruturas: íris, corpo ciliar e coróide, classificada por meio de sua localização no olho. Uveíte anterior ou iridociclite corresponde a inflamação da íris e dos corpos ciliares, pode ocorrer como um único episódio, mas sua forma mais comum é recorrente ou crônica.

A Uveíte intermediária é a inflamação da úvea na cavidade vítrea, com presença de células inflamatórias visíveis em exames de imagem. A Uveíte posterior ou coriorretinite, de causa geralmente infecciosa, é a inflamação da retina e da coróide, e causa perda da acuidade visual. A Pan-uveíte, é a inflamação de todas as camadas da úvea

As causas da doença não são totalmente conhecidas. No Brasil, a manifestação mais comum é a uveíte anterior, enquanto a uveíte posterior é frequentemente ocasionada por doenças como a toxoplasmose. Seu tratamento depende da causa, e pode envolver colírios e remédios administrados via oral, ou mesmo medicamentos biológicos como o Adalimumabe.

Com o acompanhamento e cuidados devidos, pessoas que convivem com a uveíte podem preservar sua qualidade de vida, contribuindo com a redução nos casos de cegueiras ocasionadas por doenças tratáveis.

Quer saber mais sobre doenças oculares? Acesse nossas redes sociais!